TECNOLOGIA FIBERFORT

O Antigo Cenário: As tradicionais sementes comerciais de fungos, ou também conhecidas por Sementes de Cogumelos são feitas sobre substratos de Grãos de Cereais, principalmente Grão de Trigo.

Trata-se de uma técnica antiga e que durante mais de 60 anos dominou no mercado brasileiro, enquanto a produção de cogumelos era uma atividade para poucos e a produção concentrada e centralizadas em determinadas regiões.

O Novo Cenário: Entretanto o novo Cenário da Fungicultura brasileira pressupõe oportunidade para a produção descentralizada e pulverizada de cogumelos em todo território nacional.

O Problema: As sementes de Cogumelos fabricadas a base de Grãos de Cereais apresentam-se inadequadas para esse novo momento da fungicultura nacional, de demanda alta, produção descentralizada, maior concorrência e portanto necessidade de diminuição de custos de produção.

download.jfif
Sementes de Cogumelos em
Grão de Trigo
Contaminação elevada

10 – Pontos Negativos das Sementes de Cogumelos feitos sobre substratos de Grãos de Cereais.

Durabilidade – Devido ao elevado grau de amido as sementes fermentam com facilidade e atraem contaminações não somente dentro do laboratório, mas principalmente no transporte e durante a colonização, prejudicado a produção de compostos.

Necessidade de Transporte rápido – devido a elevada pericibilidade da semente.

Custo/Preço elevado – O trigo é um alimento humano e por isso seu preço é elevado, além do que ele tem um custo de armazenamento elevado devido a carunchos e desenvolvimento de fungos.

Peso elevado – As sementes são muito pesadas o que reflete no custo de transporte – O Frete.

Muito sensível a temperatura – É necessário muito cuidado na temperatura de transporte.

Empedramento – as sementes tendem a “empedrar” qdo se passa alguns dias , dificultando a semeadura.

Uso de alta dosagem de Carbonato de Cálcio/Gêsso – Devido as características físicas do grão de trigo cozido, é necessário dosagens elevadas dessas substâncias o que eleva o peso não contribuindo em nada na concentração de micélio da sementes, que é o que importa numa semente. (e as sementes são comercializadas por peso).

Gasto energético – Duplo gasto energético na fabricação da sementes, pois o trigo deve ser cozido e depois autoclavado.

Consumo de água – O grão de Trigo de ser lavado e depois cozido e depois autoclavado.

Baixa superfície específica – O micélio se desenvolve apenas na superfície da casca do grão de trigo e portanto a maior parte do peso da semente não é representada por micélio e sim pelo amido do grão, Carbonato de Calcio, Gêsso e água.

A Solução: Analisando e atento a esse novo cenário e buscando fornecer ao mercado uma solução inteligente e de baixo custo O laboratório Sementesdecogumelos.com, inovou em vários aspectos inclusive na comercialização (somos o primeiro labortatório com sistema E-commerce do Brasil). Mas o nosso grande diferencial esta na Bio-tecnologia da produção das sementes:

As sementes de Cogumelos FIBERFORT.

Trata-se de uma técnica totalmente inovadora e comprovada em nosso campo de testes.

10 – Pontos Positivos das Sementes de Cogumelos feitos sobre substratos de FiberFort.

Elevada Durabilidade – Devido a inexistência do amido as sementes não fermentam e não atraem contaminações não somente dentro do laboratório, mas principalmente no transporte.

Não Necessita de Transporte rápido devido a não existência de carboidratos fermentecíveis o tempo de transporte pode ser estendido.

Custo/Preço baixo – O FiberFort não é um alimento humano e por isso seu preço é baixo, além do que ele tem um custo de armazenamento zero e não é atacado por carunchos e não desenvolvem de fungos.

Peso baixo – As sementes são muito leves o que reflete diretamente na redução do custo de transporte – O Frete.

Tolerante a temperatura – Suporta temperaturas masi elevadas no transporte.

Empedramento – as sementes não “empedram” estando sempre em condições físicas ótimas para a semeadura.

Uso de baixíssima dosagem de Carbonato de Cálcio/Gêsso – Devido as características físicas do FiberFort, não é necessário dosagens elevadas dessas substâncias o que diminui consideravelmente o peso. (as sementes FiberFort são comercializadas por volume – 1.000 ml ou 1 litro = 0,300 kg/litro).

Baixo Gasto energético – Baixo gasto energético na fabricação da sementes, pois o FiberFort tem tecnologia própria de processamento e utiliza 25% da energia gasta na produção das sementes de grão de trigo.

Baixo Consumo de água – O processo da fabricação da sementes FiberFort utiliza menos da metade da água utilizada pela semente em grão de Trigo.

Elevada superfície específica – O micélio se desenvolve integralmente na superfície da fibra e internamente na estrutura do FiberFort e portanto a maior parte do volume é representada por micélio – tendo pelo menos o dobro de micélio se comparado ao mesmo volume da semente de cogumelos em Grão de Trigo.